Economia e Emprego
Conselho debate prévia de plano sobre desenvolvimento rural
Inclusão
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), discutiu, na última sexta-feira (25), em Brasília (DF), as propostas sobre o futuro rural do País. Os tópicos pertencem à primeira versão do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS).
Conforme o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, a reunião extraordinária foi o momento para apreciação e debate do plano.
“Estamos fazendo um debate sobre nosso plano, que é o grande orientador e materializa o trabalho que temos feito. Uma estratégia bastante audaciosa, mas bem completa, que envolve toda a agricultura familiar”, esclareceu Müller.
O plano, que foi elaborado a partir das propostas discutidas na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS), realizada no ano passado, está previsto para ser aprovado até o fim de maio.
Segundo a assessora da Secretaria-Executiva do MDA, Simone Gueresi de Mello, o plano está dividido em três grandes partes. “Essa estrutura foi aprovada na reunião do Condraf. A primeira parte é de contextualização do plano, a segunda fala da conferência propriamente dita, explica como ela foi feita e traz a matriz de estratégias, iniciativas e metas, e o terceiro bloco é a estratégia de gestão do plano”, explicou.
De acordo com o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Marcos Rochinski, o processo de construção do plano é diferente, tanto do ponto de vista metodológico, quanto do ponto de vista de conteúdo.
“Em função de ser uma coisa inovadora, traz, também, desafios e necessidades de reflexões. Se fossemos escrever um plano a partir do que já tínhamos de referência, de políticas, o processo teria sido mais rápido, mas a forma que utilizamos é muito mais rica do ponto de vista de envolvimento das pessoas e do resultado final do conteúdo”, afirmou.
Na avaliação de Laudemir Müller, o momento atual da agricultura familiar, da reforma agrária e do desenvolvimento rural no cenário mundial é bastante promissor.
“Estamos em um debate intenso em relação ao nosso desenvolvimento rural e temos a grande referência para todos e todas, que é o nosso Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Temos a oportunidade, pela primeira vez, de olhar a proposta do nosso plano como um todo”, destacou Müller.
Na abertura da reunião, Laudemir Müller anunciou o novo secretário-executivo do Condraf, João Guilherme Abrahão, atualmente diretor do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do MDA (Nead/MDA).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















