Economia e Emprego
MDIC destaca capital humano como protagonista do desenvolvimento econômico nacional
Sindicatos
O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, destacou que a desoneração da folha de pagamento, estabelecida pelo Plano Brasil Maior, como protagonista do desenvolvimento econômico nacional e do fortalecimento do capital humano. A afirmação foi feita em Belo Horizonte (MG), durante o 30º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Ribeiro também lembrou que houve redução de custos para a contratação profissional em 46 segmentos empresariais, além da promoção da qualificação profissional e boas práticas voltadas ao bem estar do consumidor, como o Programa de Excelência em Serviços (Servir), lançado em parceria com o Inmetro.
O Servir permitirá que os estabelecimentos comerciais sejam identificados e avaliados pelo seu padrão de qualidade na oferta de serviços, incentivando-os, constantemente, na busca da excelência no atendimento ao consumidor.
Ensino Técnico
O secretário citou as ações de ensino técnico, inclusive o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que capacitam três milhões de trabalhadores ao ano para atender às demandas do mercado.
"O Pronatec, que deverá alcançar a marca de oito milhões de formados até o final deste ano, é desenvolvido em parceria com o setor privado e o Sistema "S" é um exemplo de sucesso na inclusão produtiva de jovens e adultos por meio do desenvolvimento de talentos necessários ao mercado Brasileiro", comentou.
No encontro, que teve como tema A Inconfidência no Comércio, o secretário de Comércio e Serviços ainda destacou a continuidade dos esforços do MDIC rumo à simplificação e desburocratização do ambiente de negócios, agora em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
Evento
Na ocasião, o Ministro Afif Domingos, também palestrante do evento, recebeu manifestação de apoio dos representantes empresariais para a aprovação do PLP de revisão do Supersimples.
O Congresso foi coordenado por Nadim Donato Filho, presidente do Sindilojas-BH (entidade organizadora), e contou com a participação de Adelmir Santana, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC): Fernando Yamada, presidente da Fecomércio-Pará e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Antonio Augusto de Moraes, Secretário da Micro e Pequena Empresa do DF e presidente do Sindivarejista-DF, além de várias outras lideranças empresariais e autoridades políticas.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















