Economia e Emprego
Salário médio de admissão de mulheres aumenta em 2014
Mercado de trabalho
O salário médio de admissão de mulheres no mercado do trabalho teve um aumento real de 2,72% no primeiro trimestre de 2014, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O levantamento foi divulgado na tarde de quinta-feira (17), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O índice foi ligeiramente superior ao dos homens que teve um aumento de 2,51%, e do índice geral no período, cujo crescimento foi de 2,49%.
De acordo com a avaliação dos técnicos do MTE, a relação dos salários médios reais de admissão por sexo mostra que, em razão desta diferença de aumentos reais entre mulheres e homens, no primeiro trimestre de 2014, houve pequeno aumento na participação dos salários das mulheres versus os dos homens.
Em relação ao grau de instrução, os dados revelam que os maiores diferenciais de aumentos dos salários médios reais de admissão das mulheres, em relação aos homens, ocorreram nos extremos dos níveis de escolaridade, ou seja, por um lado entre os analfabetos e, de outro, os de nível superior incompleto e completo. Em quatro dos nove níveis de escolaridade as mulheres tiveram aumento superior ao dos homens (ver quadro).
Salário médio de admissão
No período de 2003 a 2014, com o crescimento de 2,49 % no primeiro trimestre de 2014, os salários médios de admissão deram continuidade a trajetória de crescimento em nível nacional, ao passarem de R$ 802,51 em 2003 para R$ 1.166,84 em 2013, correspondendo a um aumento real de 45,40%.
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
Este Cadastro Geral serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.
É utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















