Economia e Emprego
Solicitações de pequenos agricultores é debatida no MDA
Sociedade Civil
Dando sequência aos encontros entre os movimentos sociais e o MDA, lideranças do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) se reuniram com o ministro Miguel Rossetto e secretários do Ministério, nesta quinta-feira (03), em Brasília. O foco foi receber e debater a pauta de reivindicações do movimento.
“Estamos conversando com o MPA há tempos, e de forma muito positiva, temas como o aprofundamento da estratégia de produção dos pequenos agricultores. Também pretendemos realizar, em breve, um bom debate com órgãos como a Embrapa para também avançarmos em assuntos de interesse do movimento, como a questão da aquisição de sementes”, afirmou Miguel Rossetto.
Ainda de acordo com o ministro Miguel Rossetto, outra meta é estabelecer, em conjunto com as lideranças do MPA, a metodologia de resposta às demandas, de acordo que a cada pauta corresponda uma dinâmica, com definição inclusive dos interlocutores.
Políticas públicas
O secretário-executivo do MDA, Laudemir Müller, afirmou que uma das principais solicitações do MPA é sobre um maior acesso dos pequenos agricultores às políticas públicas do MDA, em especial as implantadas a partir de 2003.
“No caso do crédito do Pronaf, atualmente cerca de 2,2 milhões de famílias de agricultores já se beneficiam do programa. Mas nós temos trabalhadores rurais que ainda não acessaram o conjunto dessas políticas públicas. Então, queremos ampliar o acesso deles a programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o Garantia-Safra, por exemplo”, explicou.
Anderson Amaro, integrante da direção-nacional do MPA, disse ter saído do encontro com a expectativa otimista de que as negociações com o Ministério avancem de forma mais “propositiva e concreta, onde for possível avançar”.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















