Economia e Emprego
Banco Central promove eventos voltados à educação financeira
Controle de gastos
Com o objetivo de ensinar o cidadão a fazer melhor uso do dinheiro, o Banco Central do Brasil (BC) promove, de 5 a 9 de maio, uma série de palestras, cursos e eventos sobre educação financeira para estudantes universitários, crianças e o público em geral no Edifício-Sede em Brasília e nas nove regionais.
Atividades fazem parte das ações da Semana Nacional da Educação Financeira 2014, instituída pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), e contribuem para a inclusão financeira, mais eficiência do Sistema Financeiro Nacional e a estabilidade econômica do país.
Serão ao todo mais de 40 palestras promovidas pelo BC com foco nos seguintes temas: gestão de finanças pessoais, cidadania financeira, previdência complementar, poupança, Tesouro Direto, orçamento, compra compulsiva e dívidas, terceira idade, seguros, funções do BC e SFN.
Além das atividades previstas no Edifício-Sede em Brasília, as palestras também serão ministradas nas regionais localizadas em Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Como destaque da programação em Brasília, o BC reunirá, no dia 6 de maio, às 14 horas, aproximadamente 400 crianças das escolas públicas do Governo do Distrito Federal para participarem do evento Finanças Práticas e Bate-bola Financeiro com VISA. As crianças assistirão a uma peça teatral seguida de um jogo, que abordam temas sobre finanças pessoais.
No mesmo dia, será realizado um talk show sobre finanças pessoais com foco nos microempreendedores no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na 604/605 Sul.
Outra iniciativa de educação financeira será o lançamento de um curso online gratuito sobre gestão de finanças pessoais, em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf).
A “Semana Enef” é uma iniciativa que tem como objetivo promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). O BC ocupa permanentemente a secretaria executiva do Conef e, no âmbito do programa Cidadania Financeira, gerenciado pelo Departamento de Educação Financeira, desenvolve conteúdos sobre educação financeira, como pesquisas, cartilhas e folhetos.
Os produtos são desenvolvidos em parceria com outras instituições, tais como Esaf, Sebrae, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que atuam como multiplicadoras do conhecimento.
O Conef é integrado pelos seguintes órgãos e entidades públicas: BC; Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério da Previdência Social; Ministério da Justiça; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg); e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Fonte:
Banco Central
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















