Economia e Emprego
BNDES lança edital de seleção de Fundos de Investimento em Participação
Fomento
O edital de chamada pública para seleção de Fundos de Investimento em Participação (FIPs) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi lançado nesta sexta-feira (16).
Essa é a primeira chamada pública realizada no âmbito da nova modalidade do BNDES de chamadas multissetoriais. O objetivo da chamada é apoiar o desenvolvimento do mercado de capitais.
Nessa primeira chamada, a prioridade serão FIPs nas áreas de infraestrutura, base tecnológica, educação, saúde, economia criativa e fundo de fundos. Os gestores, entretanto, poderão enviar também propostas de fundos em outros setores ou, ainda, de fundos sem foco setorial específico.
Chamada Pública Multissetorial
A criação da modalidade Chamada Pública Multissetorial foi anunciada pelo BNDES em abril deste ano, durante o Congresso da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), no Rio de Janeiro. Nos próximos 2 anos, serão realizadas quatro chamadas públicas e selecionadas até 12 FIPs. Ao todo, a BNDESPAR poderá investir até R$ 2 bilhões.
A participação máxima da BNDESPAR no patrimônio comprometido de cada FIP selecionado será de 40% para fundos de venture capital e de 20% para fundos de private equity (incluindo fundos de fundos).
No processo de seleção dos fundos, as propostas recebidas pelo BNDES serão avaliadas de acordo com critérios referentes à captação do fundo, histórico do gestor, qualidade da equipe, qualidade da proposta, governança, dentre outros.
Os gestores interessados em participar da chamada pública deverão enviar Carta Consulta e suas propostas ao BNDES em versão impressa e eletrônica até o dia 24 de junho próximo. Confira mais informações sobre o processo de seleção.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















