Economia e Emprego
Brasil está livre da praga da maçã e da pera
Frutas
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou uma instrução normativa no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8) reconhecendo a erradicação dos focos da praga Cydia pomonella nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com a publicação, o Mapa declara o Brasil livre da praga que mais afeta as maçãs e as peras cultivadas no Brasil.
Em abril, o Ministério divulgou novas regras para evitar a entrada de pragas no País por meio da maçã, pera e marmelo, frutas importadas principalmente da Argentina. As novas regras para importação de frutas argentinas serão implementadas nas zonas de produção dos três frutos no país vizinho. O sistema prevê procedimentos para registro e inscrição dos pomares, tratamentos fitossanitários obrigatórios, monitoramento durante a colheita, inspeção e certificação.
O objetivo da medida foi reduzir o risco quarentenário em relação a uma lagarta que ataca principalmente os frutos da maçã e garantir produtos de melhor qualidade para os consumidores. A Cydia pomonella é a principal praga da macieira e tem grande potencial para causar perdas econômicas, seja pela perda de frutos ou pelo fechamento de mercados externos.
Hoje, quase 100% do mercado brasileiro de peras é abastecido pela Argentina. Só no ano passado, o Brasil importou 151,3 mil toneladas do produto do país vizinho. De maçãs, foram 48,4 mil toneladas e de marmelos, 44,2 t.
Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















