Economia e Emprego
Brasil quer aprimorar o comércio com a França
Comércio exterior
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauro Borges, solicitou ao ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, a possibilidade de efetivos investimentos de empresas brasileiras na França.
O pedido feito nesta terça-feira (20), em Paris (FRA), durante o encerramento do II Fórum Econômico Brasil-França. O encontro reuniu empresários de ambos os países, sendo 74 brasileiros.
No encontro, Laurent Fabius destacou que os dois países têm uma relação estratégica que impulsionará o comércio bilateral e destacou o potencial brasileiro em setores em que se destacam empresas francesas, tais como infraestrutura urbana, energia renovável, transporte e segurança alimentar.
Atualmente, 600 empresas francesas estão estabelecidas no Brasil, e aproximadamente cem brasileiras atuam em território francês. Hoje o déficit comercial do país com a França é de cerca de US$ 3 bilhões.
Inovação industrial
Antes do encerramento do Fórum, Mauro Borges assinou com o ministro francês da Economia, Arnaud Montebourg, um acordo de cooperação no campo da inovação industrial.
Para o ministro brasileiro, a parceria permitirá que o Brasil aprofunde as fortes relações com a França e que também haja um aumento nas relações comerciais e nos investimentos entre os dois países.
"Há tradição de reciprocidade entre os dois países. Queremos receber investimentos brasileiros em todos os setores e em longo prazo, tanto na indústria como na economia francesa", destacou Montebourg lembrando que a cooperação tecnológica deve ser reforçada.
Na oportunidade, Mauro Borges também se reuniu com o presidente do grupo Casino e representante especial do ministério de Negócios Estrangeiros da França, Jean-Charles Naouri. Na agenda, troca de ofertas com a União Europeia e expansão do comércio bilateral.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















