Economia e Emprego
Caixa promove ações para alcançar Objetivos do Milênio
Sustentabilidade
Em debate na Arena da Participação Social, em Brasília, o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Arnaud Peral, defendeu a necessidade de um envolvimento dos municípios para ajudar o Brasil a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Arnaud Peral afirmou que há três áreas que ainda são consideradas como desafios para os cumprimentos dos objetivos do milênio: preservação da biodiversidade, inclusão de pessoas com deficiência e discriminação de gênero.
“Há dois anos, o Pnud fez uma pesquisa em que mostrava que um dos maiores fatores que acelerava o cumprimento dos ODM é a educação de meninas”, exemplificou ele, referindo-se à meta que prevê igualdade entre sexos e valorização da mulher.
O cumprimento, no período de quinze anos, de oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), consta no acordo assinado no ano 2000 nas Nações Unidas por 191 países.
Entre esses objetivos, estão também, além da igualdade entre os sexos e valorização da mulher, acabar com a fome e a miséria e educação básica de qualidade para todos.
No evento, o gerente nacional de Sustentabilidade da Caixa Econômica Federal, Jean Benevides, apresentou ações que o banco vem desenvolvendo para ajudar o país a alcançar os objetivos do milênio, com a bancarização da população mais pobre e pagamento de benefícios sociais.
“A Caixa realizou 170 milhões de pagamentos em um ano, totalizando R$ 21 bilhões, para que os benefícios cheguem à população. Para ampliar o acesso dos beneficiários (ao sistema bancário), ainda temos 18 caminhões-agência e duas agências-barco”, contou Benevides.
Citou também o programa Microcrédito Produtivo Orientado Crescer. Segundo ele, esse programa já registrou 1 milhão de contratos assinados e mais de R$ 2 bilhões investidos. “A maioria dos contratos são de mulheres”, acrescentou o gerente.
A prefeita de Pombal (PB), Polyanna Dutra, apresentou, durante o evento, o resultado constatado na população da concessão dos benefícios sociais. Segundo ela, o auxílio do programa Bolsa Família na eliminação da extrema pobreza resultou na devolução de 270 cartões no município.
“Essas mulheres entenderam que o Bolsa Família é apenas uma porta para sair da pobreza. Quando perceberam que não precisavam mais do auxílio, devolveram espontaneamente”, disse Dutra.
O prazo para o cumprimento das metas do ODM termina no ano que vem e as nações já começaram a se organizar para construir a agenda pós-2015, em que novos objetivos devem ser lançados.
Nesta sexta-feira (23), é lançado o 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio (ODM) com os resultados já alcançados.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















