Economia e Emprego
Encontro em Goiás promove o cooperativismo
Agricultura familiar
O I Encontro de Cooperativas da Agricultura Familiar será realizado nesta quarta e quinta-feira (28 e 29), no Território Médio Araguaia, no município de Bom Jardim de Goiás (GO).
O evento tem o intuito de fortalecer o debate sobre as políticas públicas disponíveis para os agricultores e agricultoras familiares. O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Otacílio Teixeira, explica que a participação do órgão é fundamental, já que o público do MDA é o agricultor familiar.
“Temos que municiá-los, não só de informações, mas, também, das políticas públicas que temos hoje e que fortalecem, mais ainda, as próprias organizações dos agricultores”, destaca Teixeira.
Outro objetivo do encontro é capacitar os agricultores familiares e dirigentes de cooperativas em novos modelos de comercialização, beneficiamento e organização produtiva.
“Vamos destacar a importância que as cooperativas têm, não só de se organizarem enquanto segmento, enquanto categoria produtiva, mas, ao mesmo tempo, de trazer a grande produção de alimentos, a segurança alimentar e o abastecimento interno”, afirma.
A importância da comercialização dos produtos da agricultura familiar também será destacada pelo delegado. “Elas podem comercializar não só nos mercados institucionais, mas, também, em outros espaços, nos nichos de mercado, que são uma grande oportunidade”, ressalta.
Programação
No primeiro dia, Otacílio ministra a palestra Agricultura familiar: que negócio é esse?. “Vamos fazer um histórico desde a Segunda Guerra Mundial, com a evolução tecnológica abordando como a agricultura familiar tem se comportado nesse processo”, explica.
No segundo dia de encontro, o delegado Otacílio participa da palestra sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar – 2014. “Vamos falar das políticas públicas que temos hoje e que são oportunidades para os agricultores familiares, por meio das cooperativas, terem melhor qualidade de vida e impulsionarem a economia local, tanto do município, quanto da região”, detalha.
Território
Os municípios goianos que compõem o Território Médio Araguaia são: Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Aurilândia, Baliza, Bom Jardim de Goiás. Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Fazenda Nova, Israelândia, Iporá, Ivolândia, Jaupaci, Jussara, Novo Brasil, Moiporá e Montes Claros de Goiás.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















