Economia e Emprego
Ministério apresenta experiência do Selo Combustível Social
Energia renovável
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa, nesta terça-feira (06), da segunda edição da Semana de Bioenergia e apresenta a palestra "A experiência do Selo Combustível Social". O evento é realizado na cidade de Maputo, em Moçambique.
O coordenador de Biocombustíveis do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (Degrav) da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), André Grossi Machado, será o responsável por ministrar a palestra e abordar o tema.
Segundo André Machado, "a participação do MDA nas semanas de bioenergia do GBEP é estratégica para se conhecer as experiências exitosas e os desafios de se produzir bioenergia no mundo, em especial a agroenergia produzida no meio rural por pequenos agricultores".
O coordenador assinala que "o Selo Combustível Social possui fortes desdobramentos com a geração de renda, acesso a tecnologias de produção, organização econômica e qualificação da inserção dessas famílias em cadeias agroindustriais".
Machado pontua que “o selo é um instrumento de inclusão da agricultura familiar no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel e representa oportunidade para a produção de bioenergia pela agricultura familiar no Brasil.”
Semana de Bioenergia
A Semana de Bioenergia é promovida pela Parceria Global de Bioenergia (Global Energy Partnership/GBEP), fórum de cooperação nas áreas do desenvolvimento sustentável da bioenergia e para a mitigação das mudanças climáticas.
A primeira edição do evento foi realizada em Brasília e contou com representantes dos cinco continentes, reunindo representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil.
O objetivo do evento é reunir as principais experiências mundiais de políticas e programas relacionados a biocombustíveis e bioenergia e suas relações com o desenvolvimento rural.
O encontro promove a discussão, à luz dos indicadores de sustentabilidade desenvolvidos pelo GBEP formas de promover a utilização sustentável de bioenergia, e apresentar as abordagens e experiências de vários países com o objetivo de maximizar as oportunidades de desenvolvimento sustentável.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















