Economia e Emprego
Ministério autua indústrias de vinhos no Rio Grande do Sul
Fiscalização
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou fiscalização no final de 2013 e encontrou natamicina , substância proibida, em amostras de 13 indústrias produtoras de vinho do Rio Grande do Sul. Em abril foram colhidas novas amostras, mas o laboratório responsável ainda não concluiu as análises.
No total, foram recolhidas amostras de 53 empresas produtoras de vinho e analisadas pelo Laboratório Nacional Agropecuário do Estado (Lanagro-RS).
Após o recebimento do laudo com os resultados, as empresas envolvidas foram novamente visitadas pela fiscalização, ocasião em que foi lavrado auto de infração, apreensão dos lotes com resultado positivo e novas colheitas de amostras de lotes ou bebidas que não tinham sido amostrados inicialmente. As empresas envolvidas foram intimadas a recolher do mercado os lotes com resultado positivo.
O prazo para apresentação da defesa pelas empresas já foi aberto e o processo será julgado em primeira instância. A partir do julgamento, as indústrias poderão recorrer, levando o processo à segunda instância.
Após o encerramento do procedimento administrativo, cópias dos processos serão encaminhados ao Ministério Público do Estado do Rio Grande Sul. Ainda não há data para o julgamento.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















