Economia e Emprego
Ministro prestigia fórum do Sebrae
Micro e pequena empresa
O ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), Guilherme Afif Domingos, participou na manhã desta quarta-feira (21/5), da solenidade de abertura do fórum "Encadear - Pequenas e grandes empresas trabalhando juntas", no Hotel Transamérica, em São Paulo. O evento, que está sendo realizado nesta quarta e quinta (22/5), reúne presidentes e diretores de grandes empresas e empresários de pequeno porte.
A proposta do encontro é promover o debate sobre o trabalho conjunto entre pequenas e grandes empresas de uma mesma cadeia produtiva, além da importância do segmento para acelerar a competitividade, inovação e gestão na indústria, comércio, serviços e agronegócio no Brasil.
Em seu discurso, Guilherme Afif ressaltou a importância da parceria da SMPE com o Sebrae e o papel que as micro e pequenas empresas têm no encadeamento produtivo. "Embora a grande empresa possa ser autossuficiente por sua capacidade financeira, tecnológica e de recursos humanos, a existência de uma rede de empreendimentos menores, que possa realizar atividades complementares, permite a ela a possibilidade de concentrar muito mais esforços e contribuir para aumentar a sua competitividade", afirmou.
Outro aspecto abordado pelo ministro foram os obstáculos que as pequenas empresas encontram quando começam a crescer. "É preciso ter presente que, na medida em que o processo de encadeamento seja eficiente, as pequenas empresas beneficiadas deverão crescer, mas a falta de um processo de desenquadramento gradativo dos ciclos as coloca em risco ao terem que enfrentar a burocracia e a tributação. Por isso o Brasil precisa de um grande Simples e não um Simples restritivo", explicou.
Também estiveram presentes no evento o diretor do conselho deliberativo do Sebrae, Roberto Simões, e o diretor presidente do Sebrae, Luiz Barretto Filho.
Fonte:
Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















