Economia e Emprego
Pesquisadores discutem, em Brasília, transformações do meio rural
Expertises
Com o intuito de incentivar a troca de conhecimento entre academia e movimentos sociais, a Faculdade da Universidade de Brasília de Planaltina (FUP) e a Iniciativa Bicas de Estudos Agrários (Bicas) promovem, entre os dias 5 e 7 de maio, o Seminário Internacional sobre Transformações Agrárias, Terra e Desenvolvimento nos BRICS.
O evento vai reunir pesquisadores do Brasil, China, África do Sul, Holanda, Inglaterra, Índia e de países das Américas no Campus Darcy Ribeiro da UnB, em Brasília (DF).
O objetivo principal do seminário é aprofundar a discussão sobre a emergência de alianças entre os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), associados a alguns outros países, com especial atenção às transformações agrárias internas e regionais. “As mudanças no meio rural serão analisadas em um sentido amplo, compreendendo relações sociais e econômicas subjacentes à expansão da produção agrícola capitalista, que impactam dimensões políticas e culturais no uso da terra, direitos no campo, serviços e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural”, explica Sergio Sauer, professor da UnB e um dos organizadores do encontro.
Articulação
A proposta do seminário é aproveitar a presença dos pesquisadores brasileiros e internacionais, que se encontram para reunião de trabalho em Brasília, ampliando a audiência com mesas e debates abertos ao público. Nesse sentido, serão articulados pesquisadores de outras iniciativas e redes como a Land and Sovereignty in the Americas: An Activist-Researcher Collective (iniciativa coordenada pela FoodFirst, com sede em Oakland, Estados Unidos, da qual participam entidades como a Terra de Direitos e Plataforma DhESCA Brasil) e o Monitoreo del Derecho a la Alimentación y Políticas de Tierras (articulação da Fian Equador que conta com a participação de lideranças vinculadas a entidades não governamentais como a CLOC, Via Campesina América Latina, Fian Internacional, Fian Brasil, entre outras organizações do campo).
O encontro é realizado em parceria com o Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da UnB, Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UnB, e Relatoria do Direito Humano à Terra, Território e Alimentação da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DhESCA Brasil). Conta, ainda, com apoio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/ MDA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp); International Institute for Social Studies (ISS); e ActionAid Brasil, Oxfam, entre outras instituições.
Iniciativa ou Plataforma Bicas de Estudos Agrários (Bicas)
A Bicas é um coletivo de pesquisadores de universidades, em grande parte baseadas em países dos BRICS, que estudam esses países e suas implicações nas transformações agrárias globais.
Partindo da importância dos BRICS como global players, o principal objetivo da Bicas é incentivar pesquisas sobre mudanças em curso nos territórios nacionais, nos contextos intra e interregionais, com base em uma compreensão crítica das transformações agrárias e ambientais, das políticas de agroinvestimentos e da segurança e soberania alimentar.
Entre suas ações estão os intercâmbios de professores e estudantes de pós-graduação e a promoção de eventos acadêmicos em diálogo com movimentos sociais agrários, organizações não governamentais e entidades sindicais do campo.
Confira abaixo a programação completa:
5 de maio
15h - Abertura
16h - Conferência: Terra, soberania alimentar e trabalho nos BRICS
Palestrantes: Henry Bernstein (School of Oriental and African Studies da University of London)
6 de maio
8h – Painel 1: Terra e transformações agrárias regionais na perspectiva dos BRICS
Palestrantes: Saturnino Borras Jr (International Institute of Social Studies, Universidade de Rotterdam); Ruth Hall (PLAAS, University of the Western Cape, África do Sul); Ye Jingzhong (China Agricultural University, Pequim); Sérgio Schneider (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS).
10h30 – Painel 2: Transformações agrárias: desafios e perspectivas dos atores sociais (questões de pesquisa nos BRICS)
Palestrantes: Geraldo Gasparim (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra); Rosangela Piovinazi (Movimento de Mulheres Camponesas); Cleia Anice Porto (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura); Juan Pablo Soler (Censat Água Viva – Colômbia); Gonzalo Colque (Fundación Tierra – Bolívia); Gilson de Jesus Rego (Comissão Pastoral da Terra).
14h30 – Painel 3: Terra, alimentação e transformações agrárias dentro e na perspectiva do BRICS
Palestrantes: Ben Cousin (PLAAS, Universidade de Western Cape, Cidade do Cabo); Marcelo Rosa (UnB); Sameer Dossani (ActionAid Internacional - Índia); Bernardo Mançano Fernandes (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho); Henry Veltmeyer (St. Mary’s University - Canadá).
17h - Painel 4: Transformações agrárias e diretrizes voluntárias da FAO para a terra
Palestrantes: Alberto Alonso Fradejas (Transnational Institute – Amsterdam); Zoe Brent (International Institute for Social Studies); Juan Carlos Morales González (FIAN Colombia); Fernando Prioste (Terra de Direitos); Natalia Landivar (FIAN Equador).
7 de maio
Reuniões internas durante a manhã e à tarde.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















