Economia e Emprego
Terra Sol investe R$ 1,6 milhão na ampliação de agroindústrias
Investimento
Nos próximos meses, quatro agroindústrias de Sergipe - pertencentes aos projetos Jacaré-Curituba, Casa do Bolo–Doce Lar, Agroextrativista São Sebastião e Sonho da Gente - vão receber um investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão.
As ordens de serviço para o início dos trabalhos foram assinadas na segunda-feira (05). Segundo Evelyne Carvalho, da equipe de coordenação do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) do Incra/SE; a expetctativa é que as obras sejam iniciadas em 60 dias, logo após a conclusão dos processos de licenciamento ambiental dos projetos.
Implantadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em áreas de reforma agrária do Alto Sertão e das regiões Sul e Litoral Norte de Sergipe.
Os recursos provenientes do Programa Terra Sol, gerido pelo Incra, serão aplicados na aquisição de equipamentos, licenciamento ambiental e execução de obras, que irão garantir a adequação e ampliação das agroindústrias.
“É um investimento que assegura a estruturação de projetos que ajudam não apenas na geração de renda das famílias diretamente envolvidas, mas, também, na consolidação de uma teia de cooperação com outros assentados. Investir na expansão dessas agroindústrias é assegurar o fechamento de uma série de cadeias produtivas”, analisa Evelyne.
Localização dos projetos
- Projeto Jacaré-Curituba: situado entre os municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo;
- Casa do Bolo – Doce Lar: situado no assentamento Caraíbas, em Japaratuba;
- Vida Nova, do projeto Agroextrativista São Sebastião: situado em Pirambu; e
- Sonho da Gente: situado no assentamento Roseli Nunes, em Estância.
Agroindustrialização
O Terra Sol é um programa de fomento à agroindustrialização e à comercialização por meio da elaboração de planos de negócios, pesquisa de mercado, consultorias, capacitação em viabilidade econômica, além de gestão e implantação/recuperação/ampliação de agroindústrias. Atividades não agrícolas - como turismo rural, artesanato e agroecologia - também são apoiadas.
A ação foi criada em 2004 e faz parte do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e do Plano Plurianual (PPA) que define os programas prioritários do Governo Federal. Podem participar do programa assentados da reforma agrária em projetos de assentamentos implantados ou reconhecimentos pelo Incra.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















