Economia e Emprego
BNDES adere ao Sistema de Pagamentos Brasileiro
Sistemas de informação
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aderiu ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). A migração para o novo sistema será realizada entre os dias 27 e 30 de junho.
A Instituição Financeira passará a realizar sua movimentação financeira diretamente por meio de conta reserva bancária no Banco Central, sem necessidade de intermediação de outra instituição financeira, como acontecia até então.
Com o novo modelo, os pagamentos passarão a ser feitos por boletos com código de barras e não mais por meio de avisos de cobrança. Os boletos de cobrança, inclusive para liquidação antecipada de contratos, estarão disponíveis para emissão no espaço CobrançaNet.
Os boletos poderão ser pagos em qualquer banco, por qualquer meio disponível (atendimento nas agências, internet banking e caixas eletrônicos). A partir de 30 de junho, os avisos de cobrança serão descontinuados e substituídos pelos boletos. Os boletos com vencimento entre 30 de junho e 15 de julho deverão ser consultados pela internet a partir de 30 de junho, na opção “Gerar boletos” do CobrançaNet.
Liberação de crédito
Outra alteração é referente à antecipação da liberação de crédito, que poderá ser realizada das 6h30 às 17h30. Atualmente, a liberação só ocorre durante o horário de expediente externo das agências bancárias (10h às 16h).
Para os agentes financeiros credenciados do BNDES, repassadores dos recursos das operações indiretas, a liberação ocorrerá das 6h30 às 18h30, conforme grade horária do sistema de transferências do BC.
Dúvidas sobre as alterações
Acesse as informações e instruções detalhadas. Em caso de dúvidas, a Central de Atendimento do Banco funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
- Telefone: 0800-702-6337
- E-mail: cobranca@bndes.gov.br.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















