Economia e Emprego
Criação de pescado é tema de debate me Goiás
Cadeias produtivas
No estado de Goiás, uma iniciativa para esclarecer o assunto está marcada para a próxima quinta-feira (5) em Rubiataba (GO), um dos 22 municípios que compõem o Vale do São Patrício, na região centro-norte do estado.
Com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, será aberto em Rubiataba um Workshop da Cadeia Produtiva da Aquicultura. O evento terá a participação de lideranças estaduais do setor, produtores rurais e prefeitos da região, entre outras autoridades.
Um dos mais expressivos produtores de etanol de Goiás, entre outros produtos agropecuários, o Vale do São Patrício também quer se tornar grande produtor de pescado, sobretudo de tilápia em viveiros escavados.
A organização de cooperativas de pescado na região, com a participação de pequenos produtores, é um dos objetivos do workshop, segundo o superintendente federal da pesca e aquicultura de Goiás, Paulo Roberto Manoel Pereira.
No futuro, os produtores da região poderão contar com o apoio de uma fábrica de ração e de um frigorífico em Itauçu (GO), que também serão estratégicos para o desenvolvimento de outros polos goianos de piscicultura, como Serra da Mesa, São Simão, Lago das Brisas e Três Ranchos.
O workshop em Rubiataba, na parte da manhã, contará com palestras de Rômulo Rodrigues, gerente de piscicultura da Seagro, sobre Aspectos Mercadológicos na Aquicultura e o Potencial Goiano; do superintendente do MPA Paulo Roberto, sobre o Mercado Mundial da Tilapicultura; de Irineu F. Feiden, mestre em engenharia de pesca e recurso pesqueiro, sobre Processamento de Pescado e Inclusão na Merenda Escolar; de Danillo Pires, coordenador de sanidade de animal aquático da Agrodefesa, sobre Sanidade de Animal Aquático; e de Carlos Almeida, diretor presidente do Frigoind, sobre Beneficiamento e Comercialização do Pescado.
À tarde, Jorge Luiz Matheus, coordenador de agronegócio da Agência de Fomento de Goiás, e Giovanni Chaves, gerente de mercado de Agronegócio do Banco do Brasil, abordarão linhas de crédito e fontes de financiamento para o desenvolvimento da piscicultura.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















