Economia e Emprego
Governo mantém redução de IPI para carros novos até 31 de dezembro
INCENTIVOS À ECONOMIA
O governo decidiu manter as atuais reduções nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis novos. Com isso, fica mantida em 3% a alíquota para carros com motor 1.0, que subiria para 7% a partir desta terça-feira (1º). O percentual era de 2% até dezembro passado, quando deveria retornar gradualmente ao patamar inicial.
A medida foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, após reunião em São Paulo nesta segunda-feira (30), com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que reúne as concessionárias brasileiras.
O ministro explicou que o objetivo do desconto é fazer com que o setor recupere as vendas, que caíram 14,5% nos primeiros cinco meses do ano, segundo a Anfavea. A permanência da desoneração também está vinculada a um compromisso do setor em não cortar empregos.
A renúncia fiscal com a manutenção do IPI será de R$ 800 milhões. No primeiro trimestre, o governo deixou de arrecadar um valor correspondente a esse com as reduções no IPI. Para os automóveis 1.0 e 2.0 com motor flex, o IPI subiu de 7% para 9% no início de 2014 e voltari aos 11% nesta terça-feira.
Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Fazenda
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















