Economia e Emprego
Nascente recuperada auxilia no abastecimento de 20 famílias
Sustentabilidade
Neste mês de junho foi concluído o trabalho de recuperação da nascente que abastece a associação da comunidade de Boa Vista, no município de Quebrangulo (AL).
Com a recuperação, a vasão d’água foi triplicada. Além disso, foi garantida a sustentabilidade e o bem estar das 20 famílias que ali vivem.
Para o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, a conquista obtida pelos beneficiários do Crédito Fundiário reforça o empenho do MDA em levar para o semiárido políticas públicas que auxiliam no desenvolvimento e na segurança hídrica do agricultor sertanejo.
“O trabalho de recuperação de nascentes e preservação dos mananciais contribui, significativamente, para que essas pessoas possam se desenvolver de maneira sustentável e digna”, completa Almeida.
O projeto de recuperação de nascentes vem sendo desenvolvido pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), executora da Chamada Pública de Sustentabilidade do PNCF, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), no estado.
Em uma integração de politicas de desenvolvimento, a Carpil trouxe para as áreas de Crédito Fundiário o seu programa Sombra e Água Viva, cujo objetivo é a recuperação e a preservação das nascentes.
A meta é que a ação atenda a 30 comunidades do PNCF que possuem problemas em suas nascentes. Ao final, serão mais de 600 famílias beneficiadas.
De acordo com Luiz Gonzaga Pereira Filho, administrador da comunidade de Boa Vista, a recuperação da nascente tem benefícios que vão além do aumento na quantidade de água disponível.
“Nossa qualidade de vida melhorou muito. Antes a nascente era a céu aberto, aumentando o índice de contaminação, e tínhamos apenas duas cacimbas para consumo humano. Agora foram feitas cacimbas novas, fechadas, assim como a nascente, evitando doenças. Nosso trabalho agora é preservar para manter o que nos foi dado pela natureza”, diz o agricultor.
Programa Nacional de Crédito Fundiário
Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Nacional de Crédito Fundiário é uma política complementar à reforma agrária, pois permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação, gerida pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA). A iniciativa atende agricultores familiares sem terra ou com pouca, principalmente jovens rurais.
Além da terra, o PNCF permite ao agricultor construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. Desde sua implantação, há dez anos, já beneficiou mais de 137 mil famílias, sendo mais de três mil só em Alagoas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















