Economia e Emprego
Petrobras participa de congresso mundial de petróleo
Exploração e produção
Entre os dias 15 e 19 de junho, será realizada, em Moscou (RUS), a 21ª edição do Congresso Mundial de Petróleo (WPC, na sigla em inglês). O congresso, que acontece a cada três anos, já tem registrados 3 mil delegados, incluindo 30 ministros de estado e 400 presidentes de empresas de mais de 80 países.
O diretor da área de Gás & Energia da Petrobras, José Alcides Santoro Martins, participará do painel “The industry’s role in promoting development” (O papel da indústria na promoção do desenvolvimento).
O debate será conduzido pelo ganhador do prêmio Pulitzer e vice-presidente da consultoria internacional IHS, Daniel Yergin, e terá participação do presidente da BP, Bob Dudley.
Além do papel da indústria como propulsora do desenvolvimento econômico, os painelistas abordarão os compromissos do segmento com segurança, meio ambiente e com o aumento da qualidade de vida da população. O painel será no dia 17 de junho, das 8h30 às 9h30 (horário de Moscou).
A gerente executiva da Petrobras para a área de Libra, Anelise Lara, participará da sessão especial “The next wave of upstream innovation” (A próxima onda de inovação na exploração e produção de petróleo).
A sessão tem como principal objetivo discutir as inovações tecnológicas recentes e futuras a fim de explorar e produzir petróleo e gás natural em fronteiras cada vez mais desafiadoras. A sessão acontecerá no dia 16 de junho, das 16h às 17h30.
Além da sessão especial, Anelise Lara também participará do fórum “Deep Water exploration and production” (Exploração e produção em águas profundas), que será realizado no dia 17, das 14h15 às 15h45.
Na ocasião, a gerente apresentará o trabalho “Challenges and Solutions to Develop Brazilian Pre-salt Deepwater Fields” (Desafios e soluções para o desenvolvimento do pré-sal brasileiro), feito em coautoria com outros empregados da área de Exploração e Produção da Petrobras.
No mesmo dia, também à tarde (das 16h às 17h30), o diretor de etanol da Petrobras Bicombustível, Milas Evangelista, falará sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis na mesa-redonda “Sustainability of biofuels from different feedstocks” (Sustentabilidade dos biocombustíveis de diferentes matérias-primas).
Outra frente de participação da Petrobras é por meio do Comitê Jovem (Youth Committee) do WPC. O gerente Jaime Naveiro, que trabalha na área de Exploração e Produção da Petrobras, é atualmente o vice-presidente desse comitê. Jaime apresentará a Petrobras a grupos de jovens de todo o mundo nas manhãs dos dias 18 e 19 de junho.
No dia 18 de junho das 16h às 17h, a gerente executiva Anelise Lara volta à plenária para se dirigir aos jovens no painel: Youth - Guiding the Energy Industry towards a Sustainable Future(Juventude - Guiando a indústria de energia para um futuro sustentável) .
Na tarde do último dia da conferência (dia 19, das 12h às 13h), o gerente geral da área de exploração da Petrobras, Jeferson Luiz Dias, participará da mesa redonda “How should we optimise cycle time from exploration to production?” (Como devemos otimizar o tempo entre exploração e produção?).
Na ocasião, serão discutidas formas de minimizar o tempo entre as descobertas de reservatórios e a produção do primeiro óleo dos campos sem colocar em risco o meio ambiente. Jeferson Dias também será palestrante no workshop "Petroleum Habitats and New Exploration Frontiers in the South Atlantic Basin" (Habitats do petróleo e novas fronteiras de Exploração na Bacia do Atlântico Sul), no dia 17, das 12h às 13h.
A apresentação vai abordar os sistemas petrolíferos existentes no atlântico sul e suas ocorrências na porção offshore do Brasil, além de tratar da exploração no pré-sal brasileiro.
No domingo, dia 15, das 8h às 10h, a gerente-geral da área de Geologia Aplicada à Exploração da Petrobras, Sylvia Anjos, apresentará a palestra “Women in the petroleum industry. A view from Petrobras – Brazil” (Mulheres na indústria do petróleo. Uma visão da Petrobras - Brasil).
A palestra faz parte do Women Forum Breakfast e a profissional da Petrobras mostrará a trajetória das geocientistas na companhia ao longo de sua história, desde a primeira contratação, em 1960, até os dias atuais.
Fonte:
Agência Petrobras
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















