Economia e Emprego
Agência brasileira apoia missão empresarial internacional
Exportação de couro
Seis empresas de curtumes brasileiras, ao lado de representantes do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (Cicb), participaram da Missão Empresarial ao Vietnã. A comitiva brasileira visitou seis indústrias de calçados e artefatos em Hanoi e Ho Chi Minh, além de entidades representativas do Vietnã.
O grupo também participou com estandes individuais da feira Shoes & Leather Vietnam. As atividades têm expectativa de gerar cerca de US$ 40 milhões em negócios. A iniciativa teve o apoio do Brazilian Leather, o projeto setorial para o incentivo às exportações de couros, realizado em parceria entre o Cicb e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A agenda da missão incluiu reunião com a Lefaso (entidade que organiza as ações de indústrias de calçados e artefatos no Vietnã), em que foram apresentados os planos de crescimento do País no setor para os próximos anos.
Na Câmara de Comércio de Ho Chi Minh, o grupo de brasileiros pôde conhecer investimentos em infraestrutura e saber detalhes sobre a construção de duas zonas industriais para a produção de couros, com investimentos governamentais em abastecimento de energia e no tratamento de resíduos. O grupo também foi recebido na residência da embaixadora do Brasil no Vietnã, Vitoria Alice Cleaver.
Além da concretização de vendas, a missão foi importante para o estabelecimento de novos contatos das empresas brasileiras com compradores do país, localizado no sudeste da Ásia.
Como destaca o presidente executivo do Cicb, José Fernando Bello, em todas as atividades os empresários brasileiros tiveram excelente recepção, com elogios ao couro brasileiro e “portas abertas” para conhecer processos, produtos e fechar negócios. “O incremento das parcerias entre a indústria coureira do Brasil e as indústrias de calçados e artefatos do Vietnã é promissor. A feira em que participamos teve resultados muito positivos para todos os expositores brasileiros, o que confirma nosso prognóstico”, afirma Bello, ressaltando que cada empresa firmou cerca de 40 contatos comerciais nesta viagem.
Em 2014, as exportações de couro do Brasil para o Vietnã cresceram cerca de 150% em volume e 85% em valores, em comparação com o mesmo período de 2013.
Fonte:
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















