Economia e Emprego
Desemprego tem queda forte em junho no Recife e recua também no Rio, diz IBGE
MERCADO DE TRABALHO
O desemprego teve forte queda na região metropolitana do Recife (PE), passando de 7,23% em maio para 6,2% em junho. Em igual mês do ano passado, a taxa era de 6,5% na região. No Rio de Janeiro, o desemprego caiu de 3,4% em maio para 3,2% em junho, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O contingente de desocupados (pessoas sem trabalho que estão tentando se inserir no mercado) teve queda expressiva em junho, no confronto com igual mês de 2013. O recuo foi de 24,3% em São Paulo e 40,3% no Rio de Janeiro, mantendo estabilidade em Recife e Belo Horizonte. Na comparação com maio de 2014, o contingente manteve-se estável em todas as regiões.
Desemprego fica estável em São Paulo
Em São Paulo, a desocupação mostrou estabilidade, com taxa de 5,1% em junho, igual resultado observado em maio. E em Belo Horizonte, subiu a 3,9% em junho, contra 3,8% em maio, mas mesmo assim abaixo dos 4,1% registrados em junho de 2013.
Ainda em relação a junho de 2013, a taxa caiu 1,5 ponto percentual em São Paulo e 2,1 ponto percentual no Rio de Janeiro, mantendo-se estável em Recife e Belo Horizonte. Em junho de 2013, o desemprego da região metropolitana de São Paulo estava em 6,6%. No mesmo período, a taxa foi de 5,3% no Rio de Janeiro.
O IBGE informou também que não foram divulgados os dados de junho referentes às regiões metropolitanas de Salvador e Porto Alegre porque as etapas de coleta, apuração, crítica, análise e avaliação da qualidade dos dados estão atrasadas, devido à paralisação dos servidores do instituto.
“Posteriormente, em data ainda não definida, está prevista a divulgação dos dados completos do mês de junho”, acrescentou o instituto.
Dados regionais
Regionalmente, em junho de 2014 a taxa de desocupação (proporção de pessoas desocupadas em relação à população economicamente ativa, formada pelos contingentes de ocupados e desocupados) ficou estável em relação ao mês anterior em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo e apresentou queda de 1,0 ponto percentual (p.p.) em Recife.
Em relação a junho de 2013, a taxa caiu 1,5 p.p em São Paulo e 2,1 p.p no Rio de Janeiro, mantendo-se estável em Recife e Belo Horizonte.
Carteira assinada
Na classificação por posição na ocupação, em junho de 2014, a população ocupada com carteira assinada no setor privado manteve-se estável nas quatro regiões divulgadas, tanto na comparação com o mês anterior quanto com junho de 2013.
Em relação aos empregados sem carteira assinada no setor privado, na comparação mensal, as quatro regiões permaneceram estáveis. Na comparação com junho de 2013, São Paulo registrou queda de 17,7% e as demais regiões registraram estabilidade.
Fonte: Portal Brasil com informações do IBGE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















