Economia e Emprego
Setor de serviços cresce 6,6% em maio
Pesquisa
Em maio de 2014, o setor de serviços registrou crescimento nominal de 6,6% na comparação com igual mês de 2013, segundo nota divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (17).
No ano, a receita dos serviços acumula alta de 7,7%. Em 12 meses, o crescimento foi de 8,2%. Confira a publicação completa
No quinto mês deste ano, os serviços prestados às famílias cresceram 11,6%; os serviços de informação e comunicação, 4,5%; os serviços profissionais, administrativos e complementares, 7,8%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, 7,5%; e outros serviços, 5,6%.
De acordo com o IBGE, o resultado de 4,5% obtido pelos Serviços de informação e comunicação, juntamente com a taxa de 7,8% dos Serviços profissionais administrativos e complementares contribuíram de forma mais expressiva para que o crescimento do setor analisado em maio.
Maio
O segmento de Serviços prestados às famílias registrou uma variação de 11,6% em maio sobre igual mês do ano anterior. Nesta área de análise, merecem destaque os Serviços de alojamento e alimentação com crescimento de 11,8% e Outros serviços prestados às famílias, com variação de 10,1%.
Os Serviços de informação e comunicação registraram crescimento de 4,5%. Os Serviços de tecnologia da informação e comunicação-TIC, que abrangem os serviços de telecomunicações e de tecnologia da informação, registraram variação de 3,1% e os Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias registraram crescimento de 13,1%.
O crescimento dos Serviços profissionais, administrativos e complementares ficou em 7,8% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os Serviços técnico-profissionais, que abrangem os serviços intensivos em conhecimento, cresceram 6,7% e os Serviços administrativos e complementares, que abrangem os serviços intensivos em mão-de-obra,8,2%.
O segmento de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio registrou um crescimento nominal de 7,5% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, inferior às taxas de abril e março (ambas 8,0%).
Detalhando por modalidade, os resultados foram: Transporte terrestre, variação de 7,0%, Transporte aquaviário, 9,9% e Transporte aéreo, 16,5%. O ramo de Armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio, registrou crescimento de 5,2%.
Por fim, o segmento Outros serviços apresentou crescimento nominal de 5,6%.
Pesquisa Mensal de Serviços
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no País, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram).
Fonte:
IBGE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















