Economia e Emprego
Agricultores familiares recebem descontos em 23 produtos
Política de preços
Desde o dia 10 de agosto, agricultores familiares têm desconto para pagamento do financiamento da produção de 23 culturas.
A redução dos valores é válida até o dia 9 de setembro deste ano e tem o mês de julho como referência de cálculo para preços e bônus.
A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 44, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (11). Confira quais produtos foram contemplados:
- Açaí;
- Algodão em caroço;
- Arroz em casca;
- Babaçu;
- Batata;
- Borracha natural extrativa;
- Borracha natural cultivada;
- Cacau;
- Cana de açúcar;
- Castanha de caju;
- Feijão;
- Feijão caupi;
- Juta/malva;
- Leite;
- Manga;
- Maracujá;
- Milho;
- Pequi;
- Piaçava (fibra);
- Raiz de mandioca;
- Sorgo;
- Trigo; e
- Umbu.
Garantia de preços
As listas de produtos estabelecem descontos percentuais ao agricultor familiar nos financiamentos de custeio e de investimento feitos por meio do programa de fortalecimento do governo federal à Agricultura Familiar.
O objetivo da medida é evitar prejuízo aos produtores caso esses produtos estejam com valor de mercado abaixo do preço de garantia do programa, que é definido com base no custo de produção.
O bônus concedido é calculado todo mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA).
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é a responsável por realizar um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















