Economia e Emprego
BC simplifica regras sobre a estrutura de capital de instituições financeiras
Otimiza BC
O Banco Central do Brasil (BC) aprovou nesta quinta-feira (21) a Circular nº 3.678, que simplifica critérios relativos à divulgação de informações sobre riscos incorridos e estrutura de capital de instituições financeiras.
Desenvolvidas no âmbito do Projeto Otimiza BC, as simplificações buscam reduzir o custo de observância, adequar e tornar mais claros comandos específicos da Circular nº 3.678, de 31 de outubro de 2013, que dispõe sobre a divulgação de informações referentes à gestão de riscos, à apuração do montante dos ativos ponderados pelo risco e à apuração do Patrimônio de Referência (PR).
Entre as simplificações, a circular estabelece que não serão mais necessários:
I – a divulgação pelo segmento não bancário das informações requeridas II – a aprovação da divulgação das informações pelo Conselho de Administração das instituições financeiras; e III – a apresentação das informações que constituem novidade em relação àquelas requeridas pelo normativo que antecedeu a Circular nº 3.678, de 2013, para datas base anteriores a 30 de junho de 2014.
Finalmente, a Circular ampliou em 60 dias o prazo para divulgação das informações referentes à data base de 30 de junho de 2014.
Patrimônio de Referência
O Patrimônio de Referência (PR) foi definido para fins da verificação do cumprimento dos limites operacionais das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central, exceto as sociedades de crédito ao microempreendedor. Acesso mais informações sobre Patrimônio de Referência.
Fonte:
Banco Central do Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















