Economia e Emprego
Parceria irá permitir crédito para micro e pequenas empresas
Finanças
A Caixa Econômica Federal firmou, nessa quarta-feira (13), em Salvador (BA), um termo de cooperação com a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e com o Sebrae-BA para auxiliar as empresas na aquisição de linhas de crédito para fomento à atividade produtiva. A assinatura do acordo contou com a participação do ministro das Cidades, Gilberto Occhi, o vice-presidente de Varejo da Caixa, José Henrique Marques da Cruz, o presidente da Fieb, Carlos Gilberto Cavalcante Farias, e representantes do Sebrae.
“É nesta parceria que se constrói o desenvolvimento do País, com crédito que promova a produção, emprego e renda”, afirmou o vice-presidente José Henrique. Ele destacou que quase 50% do crescimento do crédito do País este ano foi promovido pela Caixa. “A carteira de crédito da Caixa cresceu 30% este ano, enquanto as demais instituições estão retraindo a oferta de recursos”, disse.
Importância
Com a assinatura do termo de cooperação entre as três instituições, o acordo vai viabilizar maior aproximação com as micro, pequenas e médias empresas da Bahia, particularmente as indústrias, com um viés de desenvolvimento do emprego e renda.
Outros estados
Já existem acordos deste tipo em outros estados, como por exemplo a Fiesp, em São Paulo, e também a Federação das Indústrias do Ceará. O acordo assinado tem um pouco mais de abrangência: vai incluir a folha de pagamento de todos os funcionários da Federação, espalhados pelos diversos sindicatos vinculados a Fieb.
Inclui também os fornecedores da Federação. É mais abrangente do que os acordos que têm apenas o crédito como foco. A Federação do Comércio da Bahia também está interessada em firmar termo de cooperação com a Caixa.
Principais linhas de crédito para micro e pequenos empresários do setor industrial
No portfólio completo para micro, pequenas e médias empresas, constam capital de giro, investimento, linhas com subsídio, como aquelas geradas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger) que financia projetos de investimento para estas empresas, e linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Caixa oferece todas as operações de crédito para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
Papel da Caixa
O papel da Caixa nesse processo é exatamente de fazer parceria com os empresários, porque nesta parceria é que se constrói o desenvolvimento do País, com crédito que promova a produção, emprego e renda.
Em 2014, quase 50% do crescimento do crédito do País foi promovido pela Caixa. A carteira de crédito da Caixa cresceu 30% em 2014, enquanto as demais instituições estão retraindo a oferta de recursos.
Fonte:
Agência Caixa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















