Economia e Emprego
Aprovados recursos para projeto do novo Ford Ka
Produção nacional
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 195,4 milhões para a Ford Brasil. Os recursos fazem parte dos investimentos destinados à criação, desenvolvimento e produção do novo Ka na fábrica da empresa em Camaçari (BA).
Trata-se do segundo veículo global da Ford – o primeiro foi o EcoSport – totalmente concebido no Brasil, com engenharia, tecnologia e design brasileiros.
O novo carro tem plataforma global e foi criado no Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP), único da Ford na América do Sul e um dos oito centros globais de criação de veículos da marca, que funciona como polo de desenvolvimento da engenharia brasileira da empresa.
Dessa forma, o projeto apoiado pelo BNDES foi liderado pela engenharia nacional da Ford Brasil para atender ao mercado local, sul-americano e também a Índia. Contribui, ainda, para a produção de um veículo com diferenciais tecnológicos em relação aos demais modelos da categoria e para o crescimento da oferta de carros com maior eficiência energética.
Os recursos serão contratados pelo Programa de Sustentação do Investimento (BNDES PSI) Inovação Máquinas e Equipamentos Eficientes e BNDES PSI Bens de Capital e prevêem, também, a aquisição de máquinas e equipamentos para a linha de montagem da fábrica.
A unidade de Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, é a mais moderna e recente da Ford no Brasil, onde são produzidos o EcoSport e o novo Ka. Lá foi inaugurada a primeira fábrica de motores da região Nordeste, dedicada, exclusivamente, à produção de motores 1.0 litro de cilindrada, 3 cilindros, 12 válvulas, que irão equipar o novo Ka.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















