Economia e Emprego
Estudo irá dimensionar perdas de grãos no Brasil
Produção agrícola
Em resposta a uma demanda do agronegócio brasileiro, será realizado um estudo sobre as perdas na pós-colheita e no transporte de grãos de arroz em casca, milho e trigo, informou nesta terça-feira (30) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Confira o edital de chamada para os pesquisadores interessados.
Ao todo, serão disponibilizados R$ 6 milhões para pesquisa sobre a redução dos grãos, tanto qualitativas como quantitativas.
"Essa será uma importante ferramenta na regulamentação do setor, para evitar prejuízos aos produtores, às empresas armazenadoras e ao próprio governo federal", pondera o diretor de Operações e Abastecimento, Marcelo Melo.
O levantamento é resultado de uma parceria entre a Conab e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq). Os estudos serão realizados em alguns dos principais estados produtores:
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Paraná;
- Rio Grande do Sul; e
- Tocantins.
"A determinação desses índices será utilizada para estabelecer parâmetros e medidas para minimizar as perdas que ocorrem naturalmente durante o período de armazenagem", acrescenta Rafael Bueno, superintendente de Armazenagem da Conab.
O CNPq receberá propostas de pesquisa até a última semana de outubro, para divulgação dos vencedores e início dos trabalhos ainda este ano. O período máximo de estudo será de quatro anos, quando os pesquisadores deverão apresentar os índices de perdas determinados e soluções para minimização dos fatos geradores.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















