Economia e Emprego
Santa Catarina gera mais de 6,5 mil novas vagas de emprego
Crescimento
O estado de Santa Catarina teve o quinto melhor desempenho do País em geração de novos empregos no mês de agosto. Ao todo foram geradas 6.599 novas vagas, como demonstra os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, na última quinta-feira (11).
Os setores que puxaram a geração de empregos no estado foram o de serviços (+3.683 postos), comércio (+996 postos), construção civil (+796 postos) e indústria de transformação (+607 postos). Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos primeiros oito meses do corrente ano, houve acréscimo de 67.943 postos no Estado (+3,43%). "Santa Catarina vive o que se chama de pleno emprego. A geração de 6 mil novas vagas mostra todo o potencial econômico do Estado, onde a indústria tem reagido bem", destacou Manoel Dias.
"Como havíamos previsto, o ritmo das demissões na indústria de transformação brasileira continua caindo. O saldo deste mês foi de apenas um terço do saldo do mês anterior, pois houve alta na atividade industrial em muitos setores, contrariando muitas previsões que têm sido feitas por ai", continuou o ministro.
Panorama nacional
No Brasil todo, foram abertas 101.425 novas vagas. O setor que mais gerou empregos no País foi novamente o de serviços, com 71,2 mil novas vagas. Esse desempenho está associado, segundo o ministro, à importância crescente dos serviços no dia-a-dia dos brasileiros e na ascensão de um grande número pessoas para a classe média.
"As pessoas tem melhorado de vida e procurado serviços que trazem mais conforto para o seu dia a dia", argumentou. O comércio também se destacou este mês, gerando 40 mil novas vagas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















