Economia e Emprego
“Prévia do PIB” aponta crescimento de 0,27% na economia do País em agosto, diz BC
AVANÇOS NA ECONOMIA
A economia brasileira cresceu pelo segundo mês seguido em agosto, de acordo com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira (16). O índice é considerado pelo mercado como um sinalizador do avanço do Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e riquezas produzidos no País, embora nem sempre esses indicadores sejam coincidentes.
O avanço foi de 0,27% em agosto, em relação ao mês anterior, já descontados os fatores sazonais (temporários). Em julho, a economia brasileira havia avançado 1,5%, maior alta mensal em seis anos. Agora, o segundo índice positivo aponta para uma possível recuperação da economia brasileira no terceiro trimestre de 2014.
No ano, o IBC-Br registra retração de 0,11% sem ajuste sazonal e alta de 0,4% com ajuste. Em 12 meses, o avanço é de 0,88% (0,93% com ajuste).
Este indicador registra o comportamento de três setores considerados estratégicos para o crescimento da economia: a agropecuária, a indústria e o setor de serviços. Para chegar ao índice final, o Banco Central levanta a produção estimada para os três setores, mais os impostos sobre produtos.
Fonte: Portal Brasil com informações do Banco Central
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















