Economia e Emprego
Agricultores recebem registro de terras em Rondônia
Regularização
Setecentas famílias de agricultores do distrito de União Bandeirante (RO), a 160 quilômetros da capital Porto Velho, receberam títulos definitivos de propriedade. A solenidade ocorreu nessa quarta-feira (1º) e marcou a conclusão do mutirão de regularização fundiária no estado.
Segundo o ministro do desenvolvimento agrário, Laudemir Müller, não existe agricultura se não há terra. “A nossa ação de regularização fundiária não termina com a terra, ela começa com a terra. A partir daí, nós estamos nos esforçando para levar para esses agricultores o conjunto de políticas públicas, como assistência técnica, crédito, comercialização e Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, avaliou o ministro.
O presidente do Sindicato de Agricultores Familiares de Rondônia, Luiz Pires, comemorou a iniciativa. “Esse título está nos tirando da informalidade e nos colocando como donos de nossas terras. Nós só queremos ter o direito de trabalhar. Não queremos o peixe, queremos a linha e o anzol. Nós queremos as terras para trabalhar e conseguimos isso hoje”, exaltou.
Com a posse da propriedade, de 49 hectares, o futuro do casal de filhos de Salvelina e Amauri Moreira, casados há 20 anos, está mais seguro. “Eu vou poder trabalhar tranquilo e desfrutar da minha casa. Vou poder colocar minha cabeça no travesseiro e descansar, tendo a certeza de que nós temos uma casa que é nossa e que não vamos ser despejados. É a certeza de que meus meninos vão ter futuro”, emocionou-se Amauri
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















