Economia e Emprego
Banco Central aumenta a taxa básica de juros do País a 11,25 % ao ano
REUNIÃO DO COPOM
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (29) aumentar a taxa básica de juros básica da economia brasileira, a Selic, de 11% para 11, 25% ao ano. A decisão foi por cinco votos contra três, sem viés. A próxima reunião do comitê será realizada nos dias 2 e 3 de dezembro.
De acordo com o Boletim Focus, que divulga semanalmente a expectativa de economistas e investidores sobre o mercado, essa alta ocorreria somente em janeiro do ano que vem.
Para o comitê, desde sua última reunião, entre outros fatores, a intensificação dos ajustes de preços relativos na economia tornou o balanço de riscos para a inflação menos favorável. “Em vista disso, o comitê considerou oportuno ajustar as condições monetárias de modo a garantir, a um custo menor, a prevalência de um cenário mais benigno para a inflação em 2015 e 2016”, informou o banco.
Votaram pela elevação da taxa Selic para 11,25% ao ano os seguintes membros do comitê: Alexandre Antonio Tombini (presidente), Aldo Luiz Mendes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo e Sidnei Corrêa Marques.
Votaram pela manutenção da taxa Selic em 11,00% ao ano Altamir Lopes, Luiz Awazu Pereira da Silva e Luiz Edson Feltrim. A Selic estava em 11% ao ano desde abril de 2014. A taxa serve de referência para os juros cobrados pelas instituições financeiras nos empréstimos para pessoas físicas e jurídicas.
Fonte: Portal Brasil com informações do Banco Central
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















