Economia e Emprego
Cooperativa recebe incentivos para ampliar a produção
Reforma agrária
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinaram um contrato no valor de R$ 2,5 milhões com a Cooperativa de Reforma Agrária e Erva-mate (Copermate).
O acordo foi firmado nesta terça-feira (21), em Santa Maria do Oeste (PR), e o valor liberado será utilizado na aquisição de máquinas para o processamento do chá mate orgânico em sachê, reformas e compras de equipamentos.
A iniciativa vai beneficiar mais de dois mil assentados da reforma agrária de oito assentamentos de cinco municípios paranaenses: Turvo, Boa Ventura de São Roque, Palmital, Pitanga e Santa Maria do Oeste.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, lembrou que, com o apoio do programa, a cooperativa paranaense poderá comercializar a produção para outros estados. Atualmente, os produtos já são exportados para a Alemanha.
“Nós queremos que a Coperamate aumente a capacidade de produção para que a erva-mate paranaense chegue aos quatro cantos do Brasil. A erva-mate que já é exportada para a Europa, precisa também chegar com essa qualidade para os brasileiros”, disse Müller.
O presidente da Copermate, José Paulo Pires, comemorou o acesso ao programa que, segundo ele, vai ampliar e modernizar a cooperativa, e lembrou que os principais beneficiados são os produtores rurais.
“Estamos recebendo o aporte para que possamos melhorar nossa produção. Vamos aproveitar melhor a erva, colocar outros produtos no mercado e vamos poder avançar na qualidade e aumentar a produção, ampliando também a nossa renda. Hoje, por meio do programa, temos essa possibilidade de melhorar a vida dos agricultores”, opinou Pires.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















