Economia e Emprego
Governo reforça compromisso com facilitação comercial
Balança comercial
“O Brasil já elegeu como prioritário o tema da facilitação de comércio”, afirmou o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho, na quinta-feira (30), durante o seminário ‘Facilitação de Comércio e o Brasil’.
Para exemplificar esse compromisso, o secretário citou o projeto do Portal Único de Comércio Exterior e revelou que a possibilidade de anexação online de documentos relacionados às operações de exportação, o lançamento do sistema Drawback Isenção Web e a disponibilização da nova Declaração de Exportação (DE) vão ocorrer até o fim deste ano.
Com as medidas, estima-se que a economia anual das empresas que trabalham no comércio exterior poderá superar R$ 50 bilhões e que os prazos de exportação e importação devam ser reduzidos de 13 para oito dias e de 17 para dez dias, respectivamente.
Bali
Em painel no seminário, o secretário-executivo da Camex, André Alvim, comentou que o Acordo de Facilitação de Comércio, estabelecido em Bali, em dezembro do ano passado, durante a Conferência Ministerial promovida pela Organização Mundial do Comércio (OMC), serviu para impulsionar o tema no Brasil e no mundo.
Alvim considerou que o país está engajado na implementação das medidas. “O Brasil está trabalhando neste tema e poderá tranquilamente implementar as medidas previstas no acordo de Bali”, avaliou Alvim.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















