Economia e Emprego
Aplicativo Registrato permite que cidadão acesse on line suas operações com os bancos
INCLUSÃO BANCÁRIA
O Banco Central disponibilizou, em seu site, um novo aplicativo que permite aos cidadãos ter acesso via internet a todas as informações sobre suas operações de crédito e a dados gerados pela interação do consumidor com o sistema financeiro. Trata-se do "Sistema Registrato", que foi lançado nesta segunda-feira (17), durante o VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, realizado em Florianópolis (SC).
O objetivo é auxiliar os clientes a gerenciarem de forma eficiente suas finanças pessoais e facilitar o processo de análise cadastral por parte das instituições financeiras e melhorar a qualidade do crédito. Com a nova ferramenta, o consumidor não precisa mais se deslocar fisicamente até o banco para solicitar essas informações, que poderão ser consultadas em qualquer local, com as mesmas garantias de sigilo dos dados pessoais e segurança de identificação eletrônica utilizados atualmente pelos serviços de internet banking.
Para utilizar o Registrato, o interessado deve acessar a respectiva página do aplicativo no site do Banco Central e selecionar a opção “Clientes bancários que fazem uso de internet banking”. Em seguida, deve clicar no link “1 - Obter a frase de segurança”.
Na caixa de diálogo que se abrirá, a pessoa deve inserir o CPF, o nome do banco onde tem conta (internet banking), a data de nascimento e o nome da mãe. Em seguida, o aplicativo fornecerá uma frase de segurança.
Os clientes que não usam o internet banking (banco pela internet) terão de fazer o cadastro em uma das unidades de atendimento do Banco Central. Os endereços estão disponíveis no link: http://www.bcb.gov.br/?ENDERECOSATENDIMENTO
Inclusão bancária
O Banco Central iniciou também nesta terça-feira, em Florianópolis, o VI Fórum sobre Inclusão Financeira. O evento, que prossegue até quarta-feira (19), aborda os avanços e os desafios na promoção da inclusão financeira no Brasil e no mundo, com destaque para as inovações em relação a instrumentos de poupança e à concessão de crédito para os micro e pequenos empresários.
Na abertura do evento, nesta segunda-feira, que contou com a presença do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos; e do diretor do Banco Central Anthero de Moraes Meirelles, os organizadores anunciaram entre outras medidas que, a partir de agora, as cooperativas de crédito poderão emitir letras financeiras.
O público-alvo desse encontro é composto por representantes de instituições financeiras, operadores de microfinanças, potenciais investidores, representantes do setor educacional, de organismos governamentais e multilaterais e do terceiro setor, além de estudiosos e fomentadores.
O fórum está sendo transmitido ao vivo no link http://www.aovivosebrae.com.br/forumbacen/Video1.aspx e também por meio do hotsite do evento.
O evento trata de temas como liderança e cooperação no âmbito da Parceria Nacional para Inclusão Financeira, com apresentação do relatório do plano de ação 2012-2014, além da realização de painéis, talk shows e oficinas técnicas com especialistas sobre temas como instrumentos de poupança, desafios do microcrédito, acesso a crédito para pequenos negócios, inclusão financeira digital, cooperativismo de crédito e necessidades dos empreendedores de pequeno porte.
Além disso, estão sendo apresentados os resultados dos esforços do Banco Central para aprimorar a regulação de serviços financeiros e educação para proteção e inclusão bancária, no âmbito do Programa Cidadania Financeira.
Fonte: Portal Brasil com informações do Banco Central
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















