Economia e Emprego
Banco Central vai integrar grupo internacional de trabalho
Inclusão financeira
Desde o dia 10 de novembro deste ano, o Banco Central do Brasil (BCB) passou a integrar o Conselho Diretor da Alliance for Financial Inclusion (AFI).
A informação foi divulgada nessa segunda-feira (17), com a liberação do relatório de prestação de contas do Plano de Ação para Fortalecimento do Ambiente Institucional, elaborado pela Parceria Nacional para Inclusão Financeira (Pnif).
O Conselho Diretor da AFI é o responsável pelas principais decisões relacionadas a assuntos estratégicos, orientando e direcionando o trabalho da unidade gerencial da instituição.
De acordo com o comunicado divulgado pelo Banco Central, o mandato tem duração de dois anos e o representante é o Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania. O executivo foi indicado pelo presidente da Instituição, Alexandre Tombini.
Alliance for Financial Inclusion
A Alliance for Financial Inclusion (AFI) é uma rede global de bancos centrais e de supervisores do sistema financeiro dos países emergentes e em desenvolvimento. A entidade conta com 119 instituições associadas, representando 95 países. O BC tornou-se membro da instituição em setembro de 2010.
Parceria Nacional para Inclusão Financeira
A Parceria Nacional para Inclusão Financeira (PNIF) une, em rede, atores públicos e privados comprometidos com a inclusão financeira no país.
O relatório do Plano de Ação para Fortalecimento do Ambiente Institucional, apresentado nessa segunda-feira (17), compila os principais avanços com relação às oito ações estratégicas estabelecidas em 2012 para fortalecer o ambiente institucional para a inclusão financeira, orientadas por três eixos principais:
- Regulação;
- Educação e Transparência; e
- Diagnóstico.
O documento traça um panorama dos esforços empreendidos institucionalmente para a criação de um ambiente mais profícuo à promoção da adequada inclusão financeira no país.
Ao todo, 12 instituições públicas e o Sebrae, na qualidade de fomentador do tema para microempreendedores, compõem o grupo. Confira quais entes públicos participaram do Plano:
- Banco Central;
- Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
- Ministério da Fazenda (MF);
- Ministério da Justiça (MJ);
- Ministério das Comunicações (MC);
- Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS);
- Ministério Público Federal (MPF);
- Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR);
- Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ);
- Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); e
- Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Fonte:
Banco Central do Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















