Economia e Emprego
Carteira de Trabalho Digital é lançada em Porto Alegre (RS)
Mercado de trabalho
A partir do dia 8 de dezembro, a Carteira de Trabalho Digital começará a ser entregue em Porto Alegre (RS). O anúncio foi feito nessa quinta-feira (20), pelo ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, na capital gaúcha.
“A tecnologia está disponível e nós temos que aproveitá-la. Essa mudança não implica em investimentos significativos, mas é um grande avanço para o trabalhador do Rio Grande do Sul”, destacou o ministro.
Durante a cerimônia de divulgação, Dias também anunciou que, a partir de agora, no estado, o atendimento no MTE poderá ser agendado eletronicamente. “Toda a pessoa que necessitar de atendimento do MTE no Rio Grande do Sul pode marcar o dia e a hora pela internet”, disse.
No Rio Grande do Sul as carteiras de Trabalho são recepcionadas e entregues por entidades parceiras do MTE, desse modo, o atendimento do órgão é o único que ainda não pode ser marcado pela internet no estado.
Balanço
Manoel Dias também fez um balanço da sua gestão à frente do ministério. Lembrou que estão sendo investidos mais de R$ 340 milhões em obras físicas de melhorias de infraestrutura nas unidades nos Estados e que o MTE passa por um amplo processo de modernização.
“Até o final do ano teremos 100% do atendimento ao cidadão com processos de atendimento digital em andamento. Estamos caminhando para eliminar o uso do papel no nosso ministério, tornando nossos processos digitais. Buscamos com isso mais agilidade, menos burocracia e um atendimento qualificado ao cidadão”, afirmou o ministro.
Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) é um cartão digital com código de barras que reúne o histórico do trabalhador. A expectativa é que todos os postos do MTE já possam emitir o documento na hora até o fim de 2015.
Quem já tem o documento não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir uma nova carteira, já que a antiga permanece válida. Somente no caso de emissão de primeira ou segunda via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.
A CTPS Digital possui todas as informações atualizadas e disponíveis sobre o cidadão, entre elas, o número do Programa de Integração Social (PIS) e as contribuições declaradas pelos empregadores ao longo de toda a carreira profissional do empregado.
O novo sistema da CTPS Digital tem validação nacional dos dados do trabalhador. Desse modo, será mais fácil detectar possíveis tentativas de fraude contra o cidadão e o governo federal.
Além do combate a fraudes, o novos sistema da CTPS Digital vai facilitar e acelerar a liberação do pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















