Economia e Emprego
Ipea e fundação reeditam dicionário do Império
História
Na próxima sexta-feira (28), às 10h, será lançada a reedição crítica do dicionário geográfico, histórico e descritivo do Império do Brasil, do militar francês Milliet de Saint-Adolphe, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.
Para participar do lançamento é necessária a confirmação de presença por e-mail
Dicionário Saint-Adolphe
A reedição da obra é um trabalho realizado pela Fundação João Pinheiro (FJP) em parceria com o Ipea.
Escrito durante 26 anos de residência do autor em território nacional e editado em 1845, o Dicionário geográfico, histórico e descritivo do Império do Brasil foi uma das primeiras obras a ultrapassar o recorte provincial e oferecer uma descrição geral e circunstanciada de todo o Império, conforme remarca o tradutor e colaborador da obra, Caetano Lopes de Moura.
No dicionário, é possível encontrar informações curiosas sobre povoados de estados em meados do século 19 e detalhes sobre sua fundação ou características daquela época, assim como traçar relações históricas entre as comunidades do passado e as atuais povoações brasileiras.
Panorama do País
De forma ambiciosa, Saint-Adolphe se propôs a fornecer um panorama do estágio de desenvolvimento de cada província, cidade, vila e aldeia do País, destacando seus aspectos históricos, dados de população, comércio, indústria, agricultura e mineração.
No âmbito da geografia, traz o nome e a descrição dos rios, lagoas, serras e montes, dedicando especial atenção, no caso das aglomerações urbanas, aos estabelecimentos escolares e setores produtivos.
É, além disso, um verdadeiro guia de viagem, com informações detalhadas sobre as condições de navegabilidade dos rios e dos principais caminhos e estradas.
Dentro dos padrões editoriais adotados pelo Ipea e pela Fundação João Pinheiro, em sua renomada Coleção Mineiriana, o Dicionário de Milliet de Saint-Adolphe teve sua ortografia atualizada e foi acrescido de índices que facilitam bastante a sua consulta: como o de topônimos atualizados, de nomes e personagens históricos citados pelo autor e o índice dos verbetes agrupados por província.
Serviço
Lançamento da reedição crítica do Dicionário geográfico, histórico e descritivo do Império do Brasil
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa (R. São Clemente, 134 - Botafogo, Rio de Janeiro)
Dia: 28/11, sexta-feira
Horário: 10h
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















