Economia e Emprego
Refinaria Abreu e Lima está 90,2% concluída
Abastecimento
As obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) atingiram 90,2% de avanço físico em setembro, informou a Petrobras nesta quinta-feira (6).
O empreendimento tem capacidade para produzir 230 mil barris diários de derivados e está localizado no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco.
A Rnest é composta de dois conjuntos de unidade de refino, sendo que o primeiro já está 95% concluído. A Refinaria possui um sistema flexível de processamento, que vai possibilitar o recebimento de cargas de petróleo pesado, que possuem menor valor, e de petróleo mais leve.
A Abreu e Lima será a refinaria da Petrobras com a maior taxa de conversão de petróleo em diesel: a cada 100 barris de petróleo processados, 70 barris de diesel S-10 (com baixo teor de enxofre) serão produzidos.
No total, a produção de diesel da Rnest será de 161 mil bpd, o que representa cerca de 17% do volume de diesel consumido no Brasil (base primeiro semestre de 2014).
Pré-operação
A Petrobras também informou que várias de suas estruturas estão em pré-operação e divulgou uma lista. Confira:
- Estação de Tratamento de Águas;
- Sistema de Ar Comprimido;
- Torre de Resfriamento;
- Emissário Submarino;
- Rede de gás natural e de gás combustível;
- Tocha principal;
- Parte da Estação de Tratamento de Despejos Industriais (ETDI)
- Porto de Suape: estão funcionando as instalações que vão operar os navios de petróleo e o duto que o interliga à refinaria;
- Subestações e equipamentos de distribuição de energia necessários para a partida do primeiro trem de refino já estão em operação;
- Caldeiras a óleo combustível: o vapor gerado está sendo utilizado para a sopragem (limpeza) das tubovias e linhas de vapor das unidades de processo;
- Unidade de Destilação Atmosférica (UDA); e
- Unidade de Geração de Hidrogênio (UGH).
Fonte:
Agência Petrobras
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















