Economia e Emprego
Caixa administra fundo de parceria público privada do Paraná
Infraestrutura
A Caixa Econômica Federal (CEF) vai passar a atuar como administradora do Fundo Garantidor do Estado do Paraná devido à realização da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do estado, informou a Instituição nesta quarta-feira (17).
O Fundo tem como objetivo garantir ao setor privado o compromisso de pagamento das obrigações da administração pública através de contas garantidas, que geram a sustentabilidade financeira e socioeconômica dos projetos de interesse público realizados em parceria com as empresas privadas, buscando a continuidade e qualidade dos serviços ofertados pelo estado.
Para o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, instituição responsável pela gestão financeira de fundos públicos estaduais, a PPP é um dos poucos caminhos para a realização de projetos de infraestrutura no Brasil.
Para Sobrinho, a participação da Caixa no Fundo irá fortalecer o projeto no Paraná. “A Caixa é uma referência em controle. A agilidade e a visão séria e expansionista apresentada foi muito positiva”, afirma.
O superintendente nacional de Fundos de Governo da Caixa, Jucemar Imperatori, ressaltou a importância das obras de infraestrutura para o país, definindo-as como essenciais para a qualidade de vida da população.
“Entendemos que só será possível a realização de grandes projetos de infraestrutura com grandes parcerias, incluindo as PPP”, disse Imperatori.
Duplicação PR-323
O projeto que estreia a modalidade de PPP no estado é a duplicação da PR-323, entre Maringá e Francisco Alves, no noroeste do Paraná. Serão duplicados 207 quilômetros de pistas, construídos 19 viadutos, 22 trincheiras, 13 passarelas e nove pontes, além de marginais e ciclovias nas áreas urbanas.
A obra deve ser iniciada no primeiro semestre de 2015 com investimento de R$ 7,7 bilhões, realizado em parceria do Governo do Paraná e concessionária Rota das Fronteiras. Serão 220 quilômetros de pistas duplicadas, melhorias na operação da via, manutenção de todo o trecho e, também, em serviços ao usuário.
Além dos mil empregos gerados na região, a obra trará mais segurança para quem trafega na região, que possui grande movimentação de caminhões pesados.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















