Economia e Emprego
Inflação oficial fica em 0,51% em novembro, diz IBGE
CENÁRIO ECONÔMICO
A inflação oficial brasileira, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou variação de 0,51% em novembro, acima da taxa de 0,42% de outubro. O acumulado no ano de 2014 está em 5,58%, acima dos 4,95% de igual período de 2013, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na perspectiva dos últimos 12 meses o índice foi para 6,56%, um pouco abaixo dos 6,59% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2013, a taxa havia sido 0,54%.
O item carnes, com 0,09 ponto percentual, permaneceu, pelo terceiro mês consecutivo, na liderança do ranking dos principais impactos. Os preços aumentaram 3,46% em novembro, mais do que em outubro (1,46%) e acumulam alta de 17,81% no ano. Os dados foram apresentados pela coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.
No mês, as carnes chegaram a subir 7,51% na região metropolitana de Belém, seguida de Campo Grande (6,03%) e de Goiânia (5,87%). No ano, foi em Goiânia onde os preços mais aumentaram, 24,12%, com Belém a seguir, 22,95%.
Além das carnes, outros alimentos ficaram bem mais caros de um mês para o outro, sobressaindo a batata-inglesa, cujos preços aumentaram 38,71%, atingindo 75,49% em Salvador.
A carne representa 2,7% do IPCA e durante todo esse ano o produto exerceu pressão sobre o custo de vida, ficando próximo de 18% de aumento, por causa da seca, que prejudicou a colheita e os pastos para o gado, além do crescimento da demanda externa, com o aumento das exportações para outros países, como a Rússia, que deixou de comprar dos Estados Unidos para importar do Brasil produtos como carne, queijo e frango.
A seca também pressionou o preços dos alimentos, em geral e, além da intensa variação da cotação das matérias-primas (commodities) no mercado internacional, houve ainda ajustes nos preços administrados, como os das contas de luz.
A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página
www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/defaultinpc.shtm.
Fonte: Portal Brasil com informações do IBGE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















