Economia e Emprego
Transpetro põe em operação navio Henrique Dias
Exploração petrolífera
O petroleiro suezmax Henrique Dias partiu para a sua viagem inaugural nessa quinta-feira (11). O Henrique Dias é a oitava embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) a entrar em operação.
Antes da partida, foi realizada a cerimônia de lançamento do navio no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). Na ocasião foi realizado ainda o batismo do também suezmax André Rebouças, cuja construção está na fase de acabamento.
Os navios do tipo suezmax são destinados ao transporte de óleo cru na exportação e cabotagem, com capacidade de transporte de carga de cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária.
Essas embarcações possuem 157.700 toneladas, um comprimento total de 274,20 metros, podem alcançar 14,8 nós de velocidade e têm autonomia de 20.000 milhas.
O Henrique Dias é o quarto da série de 10 navios do tipo suezmax que serão construídos pelo EAS. A embarcação, depois de abastecer em Salvador, segue para a Bacia de Campos, onde fará a sua primeira operação de carregamento de petróleo.
No momento, um total de 15 navios encomendados pela Transpetro a estaleiros nacionais estão em diferentes fases de construção. Além do André Rebouças, outros cinco estão no estágio de acabamento: os panamax Anita Garibaldi e Irmã Dulce, no Estaleiro Eisa Petro-1 (Niterói/RJ); e os gaseiros Oscar Niemeyer, Paulo Freire e Barbosa Lima Sobrinho, no Estaleiro Vard Promar (Ipojuca/PE).
Com o Henrique Dias, são oito os navios do Promef que estão em operação. Os demais são os suezmax Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares e João Cândido; e os navios de produtos José Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado.
Homenageados
Henrique Dias foi um dos heróis negros na luta contra a invasão holandesa no Brasil. Pernambucano e filho de escravos africanos libertos, ele é considerado um dos fundadores das Forças Armadas por sua atuação nas duas batalhas de Guararapes.
André Pinto Rebouças deu grandes contribuições para a construção do Brasil no século 19 e teve participação importante no movimento abolicionista. Implementou no país técnicas inovadoras de engenharia, incluindo o uso do concreto armado.
Fonte:
Agência Petrobras
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















