Economia e Emprego
Atividade econômica tem leve recuperação e avança 0,04% em novembro
IBC-Br
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) referente ao mês de novembro de 2014 apresentou leve alta de 0,04% em novembro, após registrar queda de 0,12% em outubro, segundo dados revisados, divulgados nesta quinta-feira (15), pelo Banco Central.
O IBC-Br é um indicador que antecipa tendências na produção de três setores considerados importantes para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB): agropecuária, a indústria e o setor de serviços, mais os impostos sobre esses produtos.
Por isso, é considerado como uma “prévia do PIB”, embora muitas vezes os dois índices acabem não sendo coincidentes, pela interferência de outros fatores mais abrangentes.
A alta do IBC-Br de novembro veio acima do previsto pelo mercado, cujas apostas giravam em torno de uma queda de até 0,20 % para este indicador. No acumulado do ano até novembro, o IBC-Br apresenta leve retração, de 0,12%.
O PIB representa a soma de todos os bens e riquezas produzidos no País em determinado período e a pesquisa deste índice é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte:
Portal Brasil com informações do Banco Central
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















