Economia e Emprego
Ministro da Pesca quer expandir a piscicultura no Noroeste de São Paulo
Reinvindicações
Na manhã desta quarta-feira (14), o ministro da pesca e aquicultura, Helder Barbalho recebeu em seu gabinete o ministro dos Portos, Edinho Araújo para discutir as dificuldades para criação de peixes no lago de Ilha Solteira, o terceiro maior reservatório do País.
Também presentes no local, produtores da região de Santa Fé do Sul, Noroeste de São Paulo, relataram os problemas vividos. O ministro dos portos fez um histórico da piscicultura na região Noroeste do Estado e destacou sua importância como atividade que gera empregos e renda, e pediu ao ministro da Pesca para atender as reivindicações do setor.
O ministro Helder Barbalho ouviu atentamente as ponderações dos piscicultores e se disse disposto a analisar a questão. Ele pediu à assessoria técnica que avalie imediatamente a situação das outorgas. Nesta quinta-feira (15), será realizada uma reunião na Agência Nacional de Águas para discutir a situação.
Quanto aos conflitos sobre o uso da água, o ministro da Pesca e Aquicultura mostrou-se sensibilizado com a situação dos produtores e afirmou que trabalhará em busca de uma solução que permita manter e expandir a piscicultura no Noroeste de São Paulo. Helder Barbalho também confirmou que visitará Santa Fé do Sul o mais breve possível para conhecer de perto o problema.
Ministro recebe prefeito de Palestina do Pará
No mesmo dia, o ministro Helder Barbalho também recebeu o prefeito Valciney Gomes do município de Palestina do Pará. A agenda foi pautada de assuntos relativos a programas e ações do Ministério da Pesca e Aquicultura.
O prefeito ressaltou a importância dos programas do MPA para as populações que vivem das atividades pesqueiras, como a de Palestina, que é um município localizado às margens do rio Araguaia, considerado um dos rios mais piscosos do mundo.
“Vamos levar progresso para os pescadores palestinenses com os programas que o ministério possui’’, finalizou Gomes.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















