Economia e Emprego
Ministro da Pesca vai lançar plano de sanidade aquícola no MT
Fomento à produção
Na terça-feira (20), o ministro Helder Barbalho recepcionou em seu gabinete, em Brasília, o senador eleito Wellington Fagundes, do estado do Mato Grosso.
Na oportunidade foi discutida a ida do ministro Helder ao estado para conhecer os projetos de aquicultura de grande alcance econômico e social.
Durante a visita ao estado, o ministro também irá lançar o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo – Aquicultura com Sanidade, e conhecer projetos empresariais.
“Em Mato Grosso temos a maior produção de aquicultura do Brasil, mas possuímos condição de quintuplicar a produção em curto prazo”, assegurou o senador.
A visita ficou programada para o início de fevereiro. O ministro visitará municípios da Bacia do Alto Paraguai, como Norterlândia e Alto Paraguai, bem como Sorriso e Campo Verde.
Como parte da programação será visitado, com sobrevoo, o reservatório de Manso, que possui mais de 40 mil hectares de lâmina d’água aproveitáveis para a aquicultura.
Wellington Fagundes ressaltou a importância da contribuição do MPA para o desenvolvimento da atividade no estado, que beneficiará o pequeno, o médio e o grande produtor. Apenas um dos projetos no estado ultrapassa os mil hectares de lâmina d’água.
Espírito Santo
Também na terça-feira (20), p ministro da Pesca se reuniu com o deputado federal pelo Espírito Santo Lelo Coimbra para tratar das demandas do setor pesqueiro e aquícola do estado.
Segundo o deputado, “o Espírito Santo tem uma relevância tanto na pesca artesanal quanto na pesca profissional, e será importante que o MPA tenha uma atuação mais robusta para atender aquilo que os profissionais da pesca necessitam em nosso estado”.
Autoridades ligadas ao setor pesqueiro
Em seu gabinete, na terça-feira, Barbalho recebeu os parlamentares José Guimarães, Paulo Rocha e os ex-ministros da Pesca e Aquicultura, José Fristch e Luiz Sérgio.
Na ocasião, todos os presentes deram as boas vindas ao ministro e o parabenizaram pelo cargo. A agenda tratou de assuntos relacionados ao desenvolvimento da pesca no país.
“Nossa vinda aqui foi nesse sentido. De como podemos contribuir para alavancar as políticas do ministério e desenvolver o setor’’, ressaltou o senador Paulo Rocha.
“O Ministério da Pesca tem um enorme desafio, que é modernizar a pesca e fazê-la alavancar como atividade econômica no país’’, finalizou Luiz Sérgio.
Pará
Por fim, Helder recebeu o ex-prefeito do município de Óbidos no Pará, Jaime Silva e o deputado pelo estado Lira Maia. Na pauta da agenda, foram discutidos assuntos relativos à pesca no estado do Pará, e a preocupação com a grande demanda que a região requer.
‘’Nos temos muitos pescadores artesanais e reivindicamos uma representação ainda maior do Ministério da Pesca no estado, para que ele possa se desenvolver ainda mais‘’ disse Maia.
O estado do Pará é um dos maiores produtores de pescado do país. Segundo Jaime, “cerca de 30% da população de Óbidos vive da pesca artesanal, e no restante do estado não é diferente: a pesca é o motor que movimenta toda a região e merece atenção’’.
O ministro demonstrou todo seu apoio e ressaltou que o desenvolvimento sustentável da região, aliada a geração de emprego e renda é a maior preocupação do ministério.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















