Economia e Emprego
Governo e representantes da Ceagesp discutem o abastecimento em SP
Estiagem
A Ministra da Agricultura e representantes da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp) se reuniram na quarta-feira (11) para discutir a questão do abastecimento na região de São Paulo.
Durante o encontro, a ministra pediu informações acerca dos eventuais impactos da estiagem na produção de hortaliças, e sobre oscilação de preços dos produtos no atacado e no varejo na região. Para Anita Gutierrez, engenheira agrônoma da companhia, o risco da escassez hídrica afetar a produção é pouco significativo.
Na reunião, a Ceagesp apresentou à ministra o aplicativo Horti Escolha, um site que ajuda na tomada de decisão do serviço de alimentação escolar na escolha de frutas e hortaliças frescas. Kátia Abreu determinou que um link para o aplicativo fosse incluído no hot site “Água na Agricultura”, lançado na tarde de quarta-feira (11).
O presidente da Ceagesp, Mário Maurici, relatou a necessidade de contar com um sistema de informações centralizado, com dados que englobem as 68 centrais de distribuição de alimentos do país e que auxilie produtores, governo, comerciantes e consumidores.
Kátia Abreu solicitou que a Conab, em conjunto com a Ceagesp, elabore um Termo de Referência para o desenvolvimento de um software que atenda à demanda de um sistema unificado de informações, que ofereça um panorama da produção, do produtor ao varejista.
Além disso, a ministra solicitou a elaboração de um informativo, com os melhores períodos para consumo de determinados produtos, além de sugestões de alimentos que podem substituí-los em caso de alta nos preços devido à sazonalidade ou outras questões.
Ceagesp
A Ceagesp é o terceiro maior entreposto de alimentos perecíveis do mundo, atrás apenas de seus correlatos de Paris e Nova York. Por entre os seus 46 pavilhões e 2,7 mil estandes circulam por volta de 50 mil pessoas diariamente. Movimenta cerca de 250 mil toneladas de produtos por dia e é um dos principais pontos de abastecimento da região de São Paulo.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















