Economia e Emprego
Pescados da Lituânia serão exportados ao Brasil
Certificação sanitária
A Lituânia foi habilitada a exportar pescados e derivados de pesca extrativa ao Brasil, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quinta-feira (2).
Segundo a nota emitida pelo Mapa, todos os estabelecimentos exportadores indicados por aquele país poderão ser reconhecidos desde que atendidos os requisitos mencionados na certificação sanitária do produto.
O Ministério solicitou, na quarta-feira (1°), ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) que comunique às autoridades lituanas sobre a decisão.
“O reconhecimento do controle oficial lituano para exportar pescados ao Brasil resulta de trabalho do Ministério da Agricultura, que visa a habilitar estabelecimentos exportadores do bloco europeu ao Brasil.”, afirmou a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo.
Para a secretária, o incremento do comércio de produtos agropecuários entre o Brasil e a União Europeia estimula entendimentos bilaterais e propicia mais opções de produtos de qualidade aos consumidores de ambos os lados.
Saiba mais
Em 2014, o Brasil importou da Lituânia 95 toneladas, ou o equivalente a US$ 617,01 mil, em bebidas, produtos florestais, fibras e produtos têxteis e produtos de origem animal e vegetal.
No mesmo período, o Brasil exportou para aquele país 27 mil toneladas, ou US$ 32 milhões, em produtos como carne, café, cereais, fumo, têxteis e açúcar, entre outros.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















