Economia e Emprego
Governo financia US$ 100 mi em equipamentos para a África
MDA
A exportação de equipamentos e máquinas agrícolas produzidos no Brasil ganhará novos mercados nos próximos três meses. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) concluiu, nesta segunda-feira (31), o plano de operações do programa Mais Alimentos Internacional. Com isso, foi formalizada a venda de tratores para os governos de Cuba, Gana, Moçambique, Quênia, Senegal e Zimbábue. O volume de negócios é estimado em US$ 100 milhões até o final de 2015.
O ministro Patrus Ananias (MDA) e os embaixadores dos países parceiros do programa acertaram os últimos detalhes do plano que viabilizará a comercialização de 900 novos tratores de um total de 2.300 unidades contratadas. Já foram vendidos 1.400 tratores aos países parceiros do Mais Alimentos Internacional, que contará com mais duas etapa a partir de 2015.
Segundo o diretor do Mais Alimentos, Lucas Ramalho, haverá também o envio de cerca de 200 mil equipamentos agrícolas fabricados por empresas brasileiras nesta primeira fase. Uma das metas do programa é estimular a balança comercial com a venda de bens de capital com alto valor agregado.
Ramalho destaca que os produtos contarão com financiamento do governo brasileiro por meio do Programa de Financiamento às Exportações (Proex). Os recursos serão repassados diretamente para as empresas brasileiras exportarem, ou seja, sem remessa de capital ao Exterior.
Os países compradores se comprometem a quitar o financiamento com prazo de 10 a 15 anos. As taxas de juros variam entre 2% e 3% ao ano. “As máquinas e implementos agrícolas são uma exportação com financiamento do Brasil, com um crédito que não vai para o comprador, mas para a indústria brasileira”, afirma o diretor do Mais Alimentos.
Fonte:
Portal Brasil, com informações do MDA
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















