Economia e Emprego
Armando Monteiro defende ajustes para a retomada do crescimento
Resultados
O processo do ajuste fiscal precisa ser finalizado o mais rapidamente possível, defendeu o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. Ele afirmou que isso é necessário "para a retomada dos investimentos e para que os agentes econômicos tenham clara percepção de que a economia vai se reequilibrar”. Monteiro fez esses comentários, nesta sexta-feira (11), na 20ª edição do Encontro Anual da Indústria Química, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em São Paulo (SP).
O ministro disse que a economia do País precisa dessas reformas para se reequilibrar. "O Brasil precisa criar as bases para garantir a sustentabilidade das contas públicas”, acrescentou.
Em um vídeo exibido no evento, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, também reforçou a necessidade do ajuste fiscal para acabar com as dificuldades que os empresários enfrentam hoje para investir. "Temos confiança de que, apesar do cenário, de toda a incerteza, nós vamos encontrar caminho”, declarou o ministro da Fazenda.
Realinhamento do câmbio
Armando Monteiro comentou que a alta do dólar abre nova perspectiva para a indústria brasileira, pois torna os produtos nacionais mais competitivos. “O realinhamento cambial mitiga desvantagens competitivas agravadas ao longo do tempo. Mas o câmbio não é um processo de competitividade sustentável”, disse ele.
O ministro também destacou o desafio de promover reformas que "estão há muito tempo na agenda do País e foram negligenciadas”. Entre as medidas, sugeriu a quebra da rigidez no orçamento público, a revisão de mecanismos de indexação que pressionam as despesas da Previdência Social. “As reformas são indispensáveis para descortinar o novo ciclo de desenvolvimento no País”, reforçou.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















