Economia e Emprego
Bem Mais Simples
Menos burocracia
Diminuir a papelada, reduzir as filas e combater a burocracia. Esses são os principais objetivos do Bem Mais Simples, programa criado pelo governo federal para simplificar e agilizar o acesso de cidadãos e empresas a serviços e informações públicos.
O programa foi criado em fevereiro de 2015 e é coordenado por um Conselho Deliberativo (confira a composição aqui), que desde então tem atuado em seis estratégias principais:
1. Eliminar exigências que se tornaram obsoletas com a tecnologia
2. Unificar o cadastro e a identificação do cidadão
3. Garantir o acesso a diferentes serviços públicos em um só lugar
4. Guardar informações do cidadão para consultas
5. Resgatar a confiança no cidadão, substituindo documentos por declarações pessoais
6. Não exigir do cidadão e da empresa informações que o Estado já possua
A iniciativa terá resultados práticos na vida de todos os brasileiros, eliminando formalidades e exigências e economizando tempo e dinheiro. Haverá, por exemplo, acesso simplificado a serviços públicos pela internet, diminuindo os gastos do cidadão com deslocamentos e com a apresentação de cópias de documentos.
Além disso, o tempo médio para a abertura de uma empresa, por exemplo, pode passar de até 83 dias para apenas cinco dias. Com menos burocracia, os custos caem e a produtividade aumenta. O país cresce mais e mais rápido, tornando a vida das empresas e dos cidadãos Bem Mais Simples.
Fonte: Secretaria de Governo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















